Família Belli Pesquisa de Fabiano Belli Custódio.

 Faço uma Segunda postagem com  textos de autoria de Fabiano Belli Custódio, um membro da família Belli e grande estudioso da história da família..

Esse texto Fabiano postou no grupo Família Belli que mantém e administra no FaceBook.


Agradeço duplamente ao Fabiano , por  compartilhar no Grupo e por permitir que compartilhe aqui no Blog.

PARTE V – ENQUANTO ISSO, 20 ANOS ANTES NA ALEMANHA ....

Por Fabiano Belli Custódio 





Waldbreitbach, Rheinprovinz, metade do século XIX. Assim como grande parte da Europa, o Reino da Prussia, futura Alemanha, estava sofrendo com problemas religiosos - com a divisão entre catolicos e luteranos - guerras pela extensao das fronteiras e crises econômicas que cada vez mais forçavam o homem do campo a produzir, fazer malabarismo para sobreviver e pagar impostos.

Com a familia de Peter Joseph Steiner não era diferente. Peter, lavrador do municipio de Waldbreitbach, da região conhecida como Renânia-Palatinado tentava sustentar sua familia de 5 filhos sendo 4 deles fruto do seu casamento com Gertrude Kraus e o quinto do seu segundo casamento com Catharina Laux (com Catharina Laux, Peter teve mais oito filhos). 

Dentre seus filhos – Hubert Steiner, Max Joseph Steiner, Margareta Carolina Steiner e Peter Joseph Steiner – estava Maria Gertrudis Steiner, nascida em 22 de novembro de 1852. Maria era aquela que mais tarde iria conhecer Sebastian Belli no Brasil, com quem iria se casar.

Maria Gertrudis Steiner nasceu na cidade de Hönningen, Neuwied sendo batizada dia seguinte. O rapido batismo era uma pratica normal na época devido ao alto numero de bebês que faleciam dias após o parto. Maria Clara Steiner, primogenita da familia, havia falecido menos de tres meses após o nascimento em 1846. 

Mesmo assim, sobrevivendo ao parto, a pequena Maria Gertrudis não chegou a conhecer muito bem sua mãe, já que em 30 de maio de 1855 Gertrude Kraus veio a falecer. No mesmo ano, seu pai casou-se com Catharina Laux com quem - conforme citado - Peter teve mais oito filhos sendo que o primeiro nasceu na Alemanha e os demais em Brusque, já em terras brasileiras.

Entre o primeiro filho com Catharina Laux e o segundo filho temos um lapso de 5 anos (Peter Joseph nasceu em 1856 e Ludovica nasceu em 1860). Acredita-se que foi nesse periodo que a familia imigrou para o Brasil. A região da Renânia-Palatinado estava fervilhando de candidatos para se mudarem para o novo mundo e o provavel porto de saída da familia foi a Antuérpia na Belgica, distante 250 km de Waldbreitbach.

Infelizmente as datas e os registros foram destruidos nos portos da Belgica durante a segunda guerra pelo exercito nazista, impossibilitando uma precisão maior em relação a lista de passageiros, datas, nome do barco, saída e chegada ao Brasil.

O mais provável é que tenham viajado até o Rio de Janeiro e de lá embarcado num vapor até Florianópolis (trajeto normal para a época).

Enfim, diferente de Sebastian que viajou com seu pai ao Brasil no ano de 1876, Peter Steiner embarcou com a esposa Catharina Laux e provavelmente 5 filhos, entre eles a nossa “matriarca” Maria Gertrudis Steiner que tinha não mais do que 7 anos de idade no dia da viagem. 

Apesar das diferenças (os Steiner viajaram mais de 20 anos antes dos Belli. Os Steiner viajaram com toda a familia, os Belli somente pai e filho) uma coisa eles tinham em Comum: a esperança de uma nova vida.

Metade do século XIX, a aventura da nossa matriarca começava na Alemanha com destino ao Brasil.


p.s. A história da familia Steiner foi e continua sendo pesquisada por Carlos Eduardo Steiner que escreveu o livro da foto deste post. Ele esta preparando um estudo sobre os imigrantes de Brusque aonde citará não somente Maria Gertrudis assim como a familia Belli .... vamos aguardar.

Comentários

Postagens mais visitadas